Pleito foi feito por empresários de turismo dos municípios de Areia Branca, Grossos, Porto do Mangue, Tibau e Mossoró
Voltar Página | EMPROTUR - Notícia: 31.07.2024
Após visita à Costa Branca e ouvir as solicitações do trade local, a direção da Empresa Potiguar de Promoção Turística - Emprotur-RN, em articulação com Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e a Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur-RN), conseguiu a melhoria da segurança pública na região.
Desde o início de julho, mais duas viaturas da Polícia Militar com quatro integrantes, cada, estão realizando patrulhamento contínuo na área. “É muito importante para os empresários e para os moradores ver diariamente as viaturas passando ao longo das praias. O aumento do número de rotas a partir de áreas operacionais que conseguimos em articulação com o presidente da Emprotur-RN, Raoni Fernandes, fez com que a presença de polícias melhorasse a sensação de segurança”, diz Mose Firmino, empresário da região da Costa Branca.
Para o diretor-presidente da Emprotur-RN, Raoni Fernandes, a medida ajuda a impulsionar a economia de nosso estado. “Espero que o turismo flua ainda mais na Costa Branca e estamos trabalhando para isso, através da promoção do destino. Nós temos excelentes empreendedores, belíssimos equipamentos turísticos e uma natureza privilegiada. Além disso, depois que a Infraero assumiu a operação, o movimento do aeroporto aumentou. Para se ter uma ideia, no ano passado inteiro voaram 28 mil passageiros pelo aeroporto de Mossoró. Este ano, em apenas 6 meses, já viajaram mais de 35 mil pessoas. O que mostra que estamos no caminho certo para fazer o turismo crescer ainda mais na região, e a infraestrutura de segurança é fundamental”
VISITA - Raoni Fernandes inspecionou os principais pontos e equipamentos turísticos de Areia Branca, Grossos, Porto do Mangue, Tibau e Mossoró, entre os dias 19 e 22 de junho.
No dia 21 de junho, foi realizada uma reunião com empresários, empreendedores locais na Praia Comunidade de Ponta do Mel, representantes da ProTurismo, ACBT, CDL e Senac RN, onde Raoni apresentou os projetos futuros da Emprotur e ouviu demandas relacionadas à segurança pública, comunicação e promoção dos destinos.
Segurança no Rio Grande do Norte
Os dados comparativos para ocorrências mais recentes considerando o primeiro semestre dos anos 2023 e 2024, houve uma redução nos roubos a estabelecimentos comerciais, residências e em via pública de 18,8%, 9,7% e 9,1%, respectivamente.
Além disso, dados compilados por institutos especializados em análise de dados de segurança pública também indicam resultados positivos para o estado. O Atlas da Violência 2024, do IPEA, mostra que o RN reduziu em 49,1% os crimes de morte violenta intencional ao comparar os dados de 2017 a 2022, tornando-se o primeiro estado do Nordeste e o segundo de todo o Brasil com a maior redução.