Casa Brasil 2024: Embratur leva bordado, praias e kitesurf do Rio Grande do Norte para espaço personalizado em Paris durante os Jogos Olímpicos

Geoparques e geossítios potiguares também marcarão presença na experiência imersiva nos cubos idealizados pela Agência e o Sebrae para apresentar o estado aos torcedores olímpicos

Voltar Página | EMPROTUR - Notícia: 19.07.2024

...

A Embratur, em parceria com o Sebrae e o governo do Rio Grande do Norte, vai levar o bordado, as praias, o kitesurf e diversos outros atrativos do estado para a Casa Brasil, em Paris, durante os Jogos Olímpicos 2024. A partir de 26 de julho, franceses e turistas dos demais países que estiverem na capital francesa vão poder vivenciar algumas experiências imersivas que vão lhes transportar por alguns instantes para terras potiguares. O objetivo é encantar e atrair mais viajantes internacionais para o estado.

A Casa Brasil é uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que tem o patrocínio da Embratur e do Sebrae. O espaço será ponto de encontro para curiosos, torcedores, atletas e influenciadores durante os 17 dias de competição.

Decorada com estética de Sol e Praia, a instalação do Rio Grande do Norte dividirá espaço com a do Ceará – os dois estados representam a região Nordeste do Brasil. No local, haverá um filme em painel vertical que vai explorar os destinos turísticos das cidades de Natal e Pipa, as dunas de Búzios, o Geoparque Seridó, o Geossítio Xiquexique, além do município de Timbaúba dos Batistas, onde uma estilista convidada apresentará o trabalho das bordadeiras do estado.

No mesmo espaço, o visitante poderá interagir com uma peça de bordado tradicional e acompanhar uma conversa entre a estilista e uma bordadeira do projeto “Bordadeiras de Timbaúba” para apresentar ao turista internacional a Casa das Bordadeiras - Iracema Soares. As artesãs envolvidas foram responsáveis pelas jaquetas dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Paris. Já a parte do kitesurf ficará em um espaço instagramável disposto com os equipamentos necessários para a prática esportiva.

De acordo com a gerente de Projetos Especiais da Embratur, Marina Arruda, os cubos foram pensados com um padrão, mas com narrativas próprias de cada estado presente. “Tem um padrão nos cubos, com elementos tecnológicos, um espaço de exibição e um canto instagramável. Vamos apresentar um conteúdo de forma regionalizada. Então, cada um mostrará seus destinos e características culturais e terá seus próprios personagens”, destaca.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica o objetivo da ação durante os Jogos. “Diariamente milhares de pessoas vão visitar a Casa Brasil, e terão essa oportunidade de viver um pouco do deslumbramento que é o estado do Rio Grande do Norte, suas praias, cultura, gastronomia. Vamos convidar esses turistas internacionais a viverem experiências únicas, mostrar que praticamos um turismo que conjuga meio ambiente com sustentabilidade, que são temas importantes para o nosso país e também para o mercado europeu. É uma oportunidade única promover isso durante a Olimpíada”, afirma.

Além dos atrativos regionais customizados nos cubos, os visitantes da Casa poderão aproveitar programações esportivas e culturais na Arena Sebrae Embratur, onde diariamente haverá competições de esportes tipicamente brasileiros, como o “golzinho”, o vôlei de praia e o frescobol, além de aulas coletivas seguidas de desafio de danças como axé, samba e forró, entre outros.

Mais sobre a Casa Brasil

A Casa Brasil será instalada no Parc La Villete, em Paris, e terá 5 mil metros quadrados. O espaço será ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades internacionais, celebridades e turistas de todas as nações, que poderão conhecer um pouco mais dos destinos brasileiros.

A Casa Brasil funcionará durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h, e será palco de apresentações culturais e musicais, e das comemorações de cada medalha conquistada pelos brasileiros na Olimpíada.

O espaço conta com áreas interna e externa. A parte interna terá 2 mil metros quadrados, com estrutura de palco e ativações permanentes que serão utilizadas pela Embratur para a promoção de destinos e atrativos brasileiros. Há ainda uma estrutura central para a exibição da gastronomia nacional, como brigadeiro e pão de queijo, além da tradicional caipirinha.

Na parte externa, que terá 3 mil metros quadrados, haverá um espaço com gramado sintético onde vão ocorrer diversas atividades, como transmissão de jogos, shows e apresentações culturais. Toda a estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de CO2.